Sentindo-se prontificado e amplificando sua preparação para conquistar uma vaga no ensino superior

Sentindo-se prontificado e amplificando sua preparação para conquistar uma vaga no ensino superior

PRONTIFICANDO… Como você vem se prontificando para conquistar a sua vaga no curso que almeja? Esteja você no terceiro ano do ensino médio ou em qualquer momento da sua vida, é possível ingressar, retomar ou reposicionar sua atividade acadêmica no ensino superior. São muitas as possibilidades!

Para aqueles que estão em transição, entre a saída do ensino fundamental e o ingresso no ensino superior, escolher e tomar a decisão em relação a área de atuação ou carreira profissional exige: escolher a área de atuação; conhecer em profundidade o ambiente de atuação; as atividades e rotina de trabalho a serem desenvolvidas; o ritmo e a modalidade de trabalho; os possíveis retornos financeiros e as vantagens e desvantagens do campo de atuação. Também é preciso refletir sobre como alinhar suas aptidões e as disposições pessoais em relação à orientação para a realidade do mundo do trabalho, por exemplo, integrar sua preferência profissional a uma profissão que oferte estabilidade financeira.

Nem todos necessitam de auxílio para fazer suas escolhas ou tomar decisões, mas podemos buscar serviços relacionados à orientação profissional, sendo o psicólogo um dos profissionais autorizado desenvolver este trabalho. “A Orientação Profissional é para todos aqueles que buscam um auxílio para suas decisões e escolhas profissionais, independente de escolaridade, idade ou fase da vida.” (p. 04) Isto é, da escolha e tomada de decisão profissional, o reposicionamento de carreira, a construção de um planejamento futuro, como também, a descoberta de potencialidades, entre outros. É importante saber que a orientação profissional não é o mesmo que teste vocacional. “A Orientação Profissional é um processo amplo e complexo, e os testes são apenas uma parte do processo” (p. 8)[1]

Mas, quando começa o processo de prontificação? Ele tem as suas primeiras sementes enraizadas nas experiencias de vida e escolares ao longo do tempo. Saiba como:  Veja-se imaginando como gostaria que a sua aprovação acontecesse. Então, trace uma grande linha do tempo trazendo suas melhores experiências ao longo da vida, aquelas relacionadas as primeiras conquistas na escola, experiências de momentos em que você foi determinado, disciplinado, autoconfiante e que nelas o êxito e a assertividade estavam presentes. Mais que imaginar, sinta as sensações e as emoções agradáveis que essas experiências te proporcionaram e traga para o agora todos esses seus recursos para o seu processo de prontificação, juntamente com a imagem que você está criando e que realmente almeja para o seu momento vivido agora. Diariamente, repita a imagem de como você quer se ver nessa sua conquista. Por exemplo, imaginar-se tranquilo, sereno, descontraído quando está realizando as provas com clareza e assertividade, ver o seu nome na lista de aprovados nas primeiras classificações.

Juntamente com o seu exercício mental, chegou o momento de dar continuidade com mais ações que lhe auxiliaram no planejamento do caminho a ser percorrido para atingir seu objetivo. Quais informações e atitudes são necessárias para organizar o seu dia a dia? Quais adversidades e desafios posso transformar a meu favor para melhorar meus estudos e conquistas? Quem são as pessoas que me oferecem apoio? Por onde vou começar?

O importante é estar envolvido com a escolha profissional que deseja fazer e empenhar-se em encontrar soluções para a sua assertividade no processo. As visitas em faculdades, universidades são sempre interessantes, bem como, a participação em feiras de profissão.

 Após informações coletadas e a construção de uma lista de tarefas a serem praticadas em coerência com o seu dia a dia e  função da escolha para aprovação no vestibular vamos ao próximo passo. É hora de se perguntar se: você possui disponibilidade física e mental para priorizar seus estudos por algum tempo em detrimento de outras atividades? Você está decidido a realizar as provas com êxito ao mesmo tempo em que vê sua meta de aprovação acontecendo? Se sim, continue rigorosamente seus exercícios mentais, caso incertezas se manifestem, intensifique ainda mais as repetições do exercício.

É isto aí, a presença constante de determinação para prontificar-se continua presente, fazendo com que possa administrar o seu tempo para que consiga colocar um tempo para cada atividade e cada atividade no seu tempo! Os estudos em casa, exercícios mentais, exercícios físicos, assistir as aulas, um tempo para descansar, sair para um lazer é possível estar na sua administração do tempo. Vamos lá, fôlego para manter sua pontualidade nos compromissos assumidos consigo mesmo.

É preciso também organizar e determinar quantas horas você está disposto a se dedicar por dia para estudar, escolher um local adequado para realizar seus estudos, revisar os conteúdos estudados nas aulas de preferência no mesmo dia, assistir as aulas com atenção, faça intervalos entre as horas estudadas e, o principal, no período em que escolheu estudar, nada pode interrompê-lo, você estabeleceu um momento em que vai fazer um intervalo e poderá resolver qualquer assunto que queira nesse período. É muito importante ter em mente a necessidade de abranger toda a matéria do conteúdo indicado pelo programa no qual você realizará as provas. Sinta-se entusiasmado e satisfeito em seu local de estudo, você se sente satisfeito porque sabe que está concentrado, memorizando, aprendendo os conteúdos estudados, certo de que eles estarão disponíveis assertivamente para o momento que você precisar.

Como água para moinho, sua fluidez está presente para lhe auxiliar na assimilação e integração dos conteúdos estudados.

Além dos seus estudos diários é importante conhecer os diferentes modelos de provas apresentados por diferentes instituições, bem como, alguns cursos que pedem além da prova escrita, uma prova prática. Se preparar ao longo do processo de prontificação para as provas práticas como desenho, aptidão física é muito importante. Ver-se confiante apresentando um tema, ou correndo um determinado percurso com facilidade e rapidez pode contribuir para um resultado exitoso.

Os dias vão se passando e o tão esperado momento se aproxima, organize com antecedência seus documentos e materiais que serão utilizados nos dias de provas segundo as regras orientadas pela instituição na qual você prestará o seu vestibular. Se possível chegue ao local com antecedência, procure não conversar com outros candidatos sobre conteúdos estudados, pois, muitas vezes, começamos a questionar se estudamos, se lembramos… promovendo o surgimento de incertezas em um momento que o foco é para a manutenção da serenidade e concentração para o momento das provas.

Ao receber as provas leia atentamente as questões. Comece resolvendo a prova do começo ao fim, vá pulando as questões que as respostas não estão disponíveis imediatamente para você e resolva a prova até o final. Após retome as questões que foram deixadas para o final. Novamente inicie a prova, tente lembrar ao dia em que estudou a matéria da prova, vá até o dia em que leu ou ouviu a explicação do professor, traga a resposta em sua mente e resolva a questão, voltando quantas vezes precisar do inicio ao final da prova. Após de tudo respondido, verifique se todas as provas foram respondida, verifique se tudo foi preenchido e finalize a entrega da prova. É importante você treinar antes formas de resolver as provas enquanto estuda ao longo do seu processo de prontificação. O importante é a cada dia sua dedicação presente, como água para moinho indo ao encontro da sua meta de aprovação!

Simone Rossi Cardoso

Referências bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAL PROFISSIONAL. Você sabe o que é orientação profissional? Oriente-se! São Paulo: ABOP, 2019.

LEVENFUS, R. S. Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). São Paulo: Vetor, 2009.

NEIVA, K. M. C. Critérios para a escolha profissional. São Paulo: Vetor, 2003.

NEIVA, K. M. C. Escala de maturidade para a escolha profissional. São Paulo: Vetor, 2014.

O’HANLON, W. H. A guide to possibility land. New York: Norton, 1999.


[1] Para saber mais pesquise em Associação Brasileira de Orientação Profissional www.abopbrasil.org.br

Imagem: iStock.com/Youngoldman

About the author
Simone Rossi Cardoso
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestre em Educação (UNESP/Marília).