Como interpretar textos e questões de linguagem no vestibular

Como interpretar textos e questões de linguagem no vestibular

Interpretar textos no vestibular é uma habilidade fundamental para o sucesso dos estudantes nas provas de seleção e ingresso para o ensino superior. A capacidade de compreender e analisar textos de diferentes gêneros e complexidades é essencial para responder às questões de forma precisa e argumentativa. Questões de linguagem abrangem diversos aspectos como gramática, análise de figuras e linguagem e a própria interpretação de texto, além de outros, exigindo dos candidatos uma compreensão profunda e precisa dos elementos linguísticos abordados. Neste artigo mostrarei algumas dicas para interpretar textos e questões de linguagem de maneira eficaz e quais os gêneros textuais e questões de linguagem mais comuns no vestibular.

No Brasil cerca de 5 milhões de pessoas se inscrevem por ano para o vestibular, seja ele para cursos presenciais ou a distância. Os vestibulares se tornaram obrigatórios no Brasil em 1911 para ingresso na educação superior. Já passamos por diversos modelos de prova, sendo os mais atuais abrangendo todas as disciplinas de escola regular e uma redação. Algumas instituições ainda aplicam provas de conhecimentos específicos do curso ou área pretendida do candidato, tornando assim mais concorrida a sua entrada. Mesmo nessas questões específicas, é essencial que o vestibulando saiba interpretar os textos, pois diversos gêneros textuais são abordados. As principais estratégias para que isso ocorra de forma acertiva são:

  1. Leia atentamente o enunciado: Antes da leitura do texto em si ou de responder uma questão de linguagem, é importante fazer a leitura do enunciado com muita atenção, pois este pode fornecer pistas sobre o que se espera na interpretação de texto e ajudar a direcionar a sua leitura e interpretação.
  2. Identificação do gênero textual/tipo de questão: Ao se deparar com um texto no vestibular, procure identificar o gênero textual ao qual ele pertence. Nos vestibulares os gêneros textuais mais comuns são: dissertação, resenha, carta, narração e artigos de opinião. Isso pode ajudar a compreender a estrutura, a linguagem e a intenção do autor, facilitando a interpretação do conteúdo. No caso das questões de linguagem elas podem abordar diferentes aspectos, como mencionados anteriormente, e as mais comuns são: conhecimentos de língua portuguesa, estrangeira (espanhol ou inglês) e literatura, mas podem também englobar questões de artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Identifique bem o tipo de questão antes de direcionar sua resposta.
  3. Faça uma leitura inicial rápida do texto: Antes de se aprofundar detalhadamente no texto apresentado, faça uma leitura inicial rápida para ter uma visão geral do conteúdo. Identifique os pontos e elementos principais como o título, subtítulos (se houverem), parágrafos e palavras chave. Estes podem orientar muito a sua compreensão.
  4. Sublinhe as informações importantes: Ao se aprofundar e ler o texto mais detalhadamente, sublinhe ou destaque as informações que forem mais relevantes e possam auxiliar na interpretação e a responder as questões apresentadas. Isto pode incluir dados estatísticos, exemplos, argumentos do autor do texto, conclusões, entre outros elementos significativos.
  5. Faça anotações e resumos: Para melhorar a compreensão e retenção de todas as informações relatadas e obtidas no texto, faça anotações e resumos dos pontos mais específicos e chave. Organize as ideias de forma clara e objetiva, destacando os argumentos principais e relações entre as informações apresentadas.
  6. Analise o texto de forma crítica: Quando estiver interpretando um texto em um vestibular, não se limite a apenas compreender o que está escrito. Desenvolva uma postura crítica e analitica, questionando todas as informações apresentadas, identificando possíveis informações tendenciosas e avaliando a consistência dos argumentos relatados.
  7. Analise as alternativas: Antes de escolher uma resposta, analise com cuidado todas as alternativas disponíveis. Compare as opções, eliminando aquelas que estão claramente incorretas e escolha a alternativa que melhor se adequa a pergunta proposta.
  8. Revise as regras gramaticais utilizadas: Para textos e questões que envolvem gramática, é importante a revisão das regras gramaticais mais básicas, como por exemplo a concordância verbal e nominal, regência, pontuação, entre outros.
  9. Contextualize as questões apresentadas: Em questões que envolvem a interpretação de texto ou análise de figuras de linguagem é muito importante contextualizar a questão no texto fornecido. Leia com atenção, identifique o contexto em que a questão ou texto estão inseridos e analise todas as informações relevantes para encontrar a resposta correta.
  10. Relacione o texto com seus conhecimentos prévios: Para que haja uma interpretação mais aprofundada, relacione o texto com seus conhecimentos anteriores e outros textos já lidos por você. Faça conexões com os temas apresentados, analise e pense em diferentes perspectivas, formulando argumentos embasados em informações mais sólidas.

A dica mais importante quando se trata da interpretação de questões de linguagem ou textos é utilizar de exemplos e prática. Não realize um vestibular sem antes ter visto exemplos de prova ou realizado simulados. Para aprimorar sua habilidade interpretativa é essencial que faça a prática com exercícios apresentados em vestibulares anteriores. Isso não só ajudará o candidato a familizarizar-se com os tipos de questão mas também desenvolver estratégias eficazes para a interpretação, evitando assim cair em armadilhas que algumas questões ou textos apresentam. Agora falaremos um pouco dos gêneros textuais mais comuns em provas de vestibular e possibilidades de como interpretá-los no seu individual.

  • Dissertação: A dissertação é um gênero textual que visa analisar e interpretar elementos da realidade através de ideias contemplativas. São exemplos de dissertação: tese acadêmica, artigo científico, debate, monografia, conferência, artigo de opinião, editorial e manifesto. E como interpretamos? Lendo atentamente, relendo quantas vezes for necessário, sublinhando, separando os fatos das opiniões dadas, reescrevendo, entre outras estratégias mencionadas também acima.
  • Resenha: Resenha é um gênero textual curto que tem como objetivo transmitir ao leitor uma ideia contida em algo consumido pelo autor: um livro, um artigo ou filme, por exemplo. Há dois tipos de resenha: descritiva ou crítica. Quando interpretamos uma resenha além de seguirmos as sugestões apresentadas para a dissertação, é muito importante se atentar as palavras desconhecidas que podem ter sido utilizadas pelo autor, para isso é importante utilizar de simulados nos estudos para conseguir fazer pesquisas e ter um melhor desempenho.
  • Carta: A carta é um gênero textual de correspondência, que visa a estabelecer uma comunicação direta entre as pessoas apresentadas nela, e transmite diferentes tipos de mensagens. Para interpretarmos as cartas precisamos nos atentar além das dicas já dadas também a sua estrutura. Uma carta apresenta os seguintes elementos estruturais: data, vocativo, assunto e despedida. Todos eles deverão ser analisados com muita atenção para conseguirmos responder o que é pedido de forma correta.
  • Narração: A narração é um gênero textual que se dedica a relatar uma história, de forma ficticía ou não, apresentando personagens como protagonistas dos fatos narrados, que são relatados em tempos e espaços específicos. Além de seguir as dicas mais próximas de interpretação já dadas, temos que nos atentar ao tempo que se passa a narrativa, pois em alguns exemplos temos o tempo passado, presente e futuro. A ação que ocorre e o seu espaço são igualmente importantes para uma interpretação bem sucedida.
  • Artigo de opinião: O artigo de opinião mistura o gênero textual dissertação com argumentação, e é um texto onde o autor expressa seu ponto de vista sobre determinado tema, tendo como principal característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto. Geralmente se apresentam em veículos de consumo em massa (televisão, jornais, outros) e abordam temas atuais. Seguimos com as mesmas dicas apresentadas anteriormente para a interpretação deste gênero, mas temos que ter muita atenção para as referências utilizadas pelo autor ou na prova.
  • As questões de linguagem são interpretadas de forma muito mais eficaz se durante a rotina de estudos são incluídos simulados, exercícios online de interpretação, entre outras ferramentas que podem ser utilizadas por um candidato ao vestibular. Um exercício muito importante que todos os vestibulandos deveriam fazer antes do vestibular é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desde 1998 ele vem auxiliando a mensurar o aprendizado dos alunos nas escolas de todo o Brasil e seu novo formato permite que os alunos tenham uma experiência se não igual, muito semelhante ao vestibular.

Um dos hábitos que mais faz diferença na hora da interpretação também é a leitura diária. Porém no Brasil 44% da população não lê e aproximadamente 30% nunca comprou um livro, apenas 52% se dedica a leitura e este número vem baixando a cada pesquisa. Em comparação aos outros países o brasileiro lê em média 4 livros por ano, o que se classifica como um índice baixíssimo. Não ler impacta seriamente no pensamento crítico e na interpretação de textos, bem como no conhecimento do vocabulário utilizado em textos e identificação de gênero textual. Para um bom desempenho, não adianta ler diversos livros somente no ano do vestibular, mas ter um hábito que perdure por toda a vida.

Em resumo, a interpretação de textos e questões de linguagem no vestibular requere atenção, organização de informações, análise crítica, conhecimento de regras gramaticais, prática de leitura e conexão com conhecimentos prévios. Desenvolvendo essas habilidades, estudantes estarão mais preparados e confiantes para enfrentarem e responderem as questões do vestibular de forma assertiva e argumentativa, contribuindo assim para um excelente resultado e aprovação para o ensino superior, além de já começar a construir sua base na vida acadêmica e profissional.

Erika Ceschin Skrobot

Referências:

Kumon Brasil (2022) Interpretação de textos: saiba o que é e 10 exercícios práticos
Paz, Walmaro (2022) No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro, diz Rafael Guimaraens
UNISINOS (2022) Por que o brasileiro lê tão pouco?
Oliveira, R. C. De (2024) Dissertação, Carta, Texto Narrativo
Diana, D. (2022) Artigo de Opinião
Plataforma AZ (2022) Veja 7 dicas para melhorar a interpretação de texto para o vestibular + exercícios

Imagem: iStock.com/Flashvector

About the author
Erika Ceschin Skrobot
Licenciada em Letras – Inglês e Português pela UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville) Especialista em Língua Inglesa desde 2015 Professora de Inglês há 12 anos (crianças, adolescentes e adultos) Atualmente leciona Inglês para Fundamental I, II e Ensino Médio Estudante de Italiano, Alemão, Francês, Dinamarquês, Russo e Ucraniano Experiência profissional como coordenadora de escolas de Idiomas (Topway, Wizard e Yázigi) Entusiasta de futebol americano